ABERTURA

Bem-vindo ao mais novo laboratório de idéias para o Sistema Highlights de RPG!

Embora o enfoque deste blog seja trazer material diversificado sobre e para o sistema, tratarei de apresentar também temas paralelos, como contos e resenhas, e até mesmo rascunhos de mais sistemas caseiros!

“Depois de um longo tempo de edição e produção, eis que chega a hora de lançar em definitivo o primeiro sistema gratuito da Paragons Books. É com pompa e circunstância que temos o prazer de anunciar o lançamento de HIGHLIGHTS!

Highlights é um sistema que traz uma nova proposta de jogo, desenvolvido por e para aqueles que curtem um jogo simples, dinâmico, sem muitos números e, acima de tudo, divertido. Sua estrutura “solta” é fácil de aprender e extremamente adaptável a qualquer ambientação ou gênero, ideal para grupos cansados de devorar livros lotados de regras, e especialmente apropriada para aqueles que acham que regras demais atrapalham a diversão.

No Highlights, todos os personagens são definidos por um certo número de Atributos, que na verdade são representações abrangentes de categorias inteiras de ação. Estas categorias não são pré-determinadas, mas sim definidas pelo Narrador e seu grupo de jogo levando em conta quais tipos de testes serão os mais frequentes ou mais intrínsecos a um dado gênero e estilo de aventura. Deste modo, o jogador tem mais objetividade, deixando claro em quais áreas quer que seu personagem se sobressaia. Todas as caraterísticas de um personagem – com a única exceção sendo os Atributos – são definidas pelos jogadores, oferecendo maior liberdade de criação aos jogadores. Embora isso possa preocupar Narradores de grupos mais abusivos, a própria dinâmica do sistema se encarregará de mostrar que maximizações são apenas parcialmente boas! E claro, tudo precisa da aprovação do Narrador, de modo que se ele não está à vontade com alguma sugestão de um jogador, prepare-se para um veto!!

Os Atributos padrão do Highlights são: Combate (envolvendo tanto defesa quanto ataque, armado ou desarmado, corporal ou projétil), Conhecimento (áreas de estudo acadêmico, nível cultural e memória), Esportes (aptidão física geral, reflexos, disposição física), Ocupação (capacitações específicas a um ramo de atividade, sua reputação, renda, recursos disponíveis), Percepção (instinto, prontidão, raciocínio, talento investigativo), e Social (magnetismo pessoal, perícias socias, empatia). Quando surge a necessidade de um teste, o número de dados (d6s) que o jogador lança e soma equivale sempre à intensidade de seu Atributo, que varia entre 1 e 4. Porém, nenhum Narrador precisa se prender a estes Atributos, podendo alterar não apenas seus nomes, mas também sua quantidade, tudo de modo a modelar a melhor configuração para sua ambientação.

Cada um dos Atributos recebe um número (equivalente à sua intensidade) de Destaques (”Highlights”!), que são aperfeiçoamentos e especializações dentro daquela categoria que o Atributo representa, ilustrando não apenas as facetas nas quais um personagem tem mais afinidade e/ou experiência, mas também seus antecedentes (mostrando em que andou dedicando seu tempo e empenho para se destacar) e até mesmo traços de sua personalidade. Cada Destaque que possa ser evocado numa ação adiciona +1D6 aos dados do teste, mas este acréscimo não influencia a quantidade de dados usados na conclusão da ação, que será sempre a intensidade do Atributo.

Para completar, cada personagem possui uma pilha de “Dados de Experiência“, que funcionam como bônus livres que os personagens podem usar no decorrer das aventuras, sendo que cada dado representa o equivalente a uma ”temporada” do personagem (se compararmos com séries de TV).

Highlights não faz uso de muitos dos elementos tradicionais, como “pontos de vida” ou “índice de dificuldade”, usando uma mesma mecânica para qualquer situação de conflito dentro do jogo. O livreto básico apresenta o núcleo do sistema, assim como regras genéricas para uso de Poderes, e dá grande liberdade para que seu grupo elabore novas variações, ou desenvolva as existentes.

Além disso, é gratuito, acessível e livre de cenários, recomendado para one-shots, mas que também sustenta campanhas longas sem peder a elegânica e nem alterar regras. Coloque em prática aquela idéia maluca que você teve para um jogo de última hora, ou engavetou porque adaptar para um sistema conhecido é trabalhoso!”

O resultado pode ser conferido neste link.

É isso. Grande abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s