Fantasia, um dos gêneros mais explorados e apreciados – tanto por autores quanto fãs de literatura e jogos – possui elementos bastante característicos, os quais analisamos nesta série de artigos, de modo que você possa conferir (uma das possibilidades de )como o sistema Highlights ilustra tais fatores.
Apesar de Alta Fantasia (mais conhecida no Brasil por “Fantasia Medieval”) ser realmente o gênero mais popular, há também a chamada Fantasia Urbana, quase um sub-gênero, que traz aqueles elementos típicos – como Raças Não-Humanas e Magia – para o mundo moderno (exemplo: o Mundo das Trevas) e, às vezes, até para o futuro (vide Shadowrun).
Mais uma vez, busquei inspiração para estas regras em clássicos, tanto na literatura fantástica quanto em jogos com abordagens e propostas adequadas ao estilo de jogo proporcionado pelo Highlights.
ATRIBUTOS
Há duas máximas sobre os Atributos no Highlights:
- Atributos não são pré-fixados, e expressam as categorias de ação mais abordadas numa determinada ambientação;
- Atributos destacam as áreas que em que um tipo de personagem se destaca dos demais, enquanto negligenciam as áreas menos convenientes. Isso ajuda a evocar a atmosfera do cenário, e realça os pontos fortes de cada classe.
Na Alta Fantasia, os personagens são bastante caracterizados por seus ramos profissionais, o que ficou convencionado como Classes. No que diz respeito aos Atributos sugeridos para a Alta Fantasia, como cada Classe cobre uma gama de habilidades e especializações, podemos adotar um Atributo para representar cada uma delas. Tenha em mente que, embora entenda que haja trocentas Classes oferecidas por jogos tradicionais, acredito que a grande maioria possa ser ilustrada como variações e combinações destas.
E, acima de tudo, lembre-se de que são apenas sugestões.
- Astúcia (Ladino): este é o Atributo usado ao driblar complicações diretas, como esgueirar, blefar, pegar coisas sem ser visto, desativar mecanismos e improvisar.
- Disciplina (Clérigo): este Atributo representa o apego às convicções, coragem, força de vontade, capacidade de concentração e de resistência de um personagem.
- Empatia (Bardo): este é o Atributo usado para interações sociais, como ganhar confiança, perceber mentiras, entreter um público e até mesmo como ameaçar um alvo convincentemente.
- Instintos (Ranger): este Atributo expressa quão aguçada é a intuição de um personagem, assim como sua prontidão, seus sentidos, seus reflexos e capacidade de reação, e sua noção de perigo.
- Marcialidade (Guerreiro): este Atributo representa não apenas o treinamento marcial de um personagem, mas também seu senso tático-estratégico e reconhecimento de estilos.
- Sabedoria (Mago): este Atributo indica o nível de conhecimento de um personagem, tanto teórico quanto prático, refletindo seu grau de instrução e afinidades acadêmicas e culturais.
São 6 Atributos e, portanto, o indicado seriam 6 Pontos para distribuir, lembrando que todos já começam em nível 1 e o nível 4 custa 2 Pontos.
Os Atributos – Padrão
Caso o grupo esteja mais confortável com os Atributos-Padrão (aqueles apresentados no livreto básico), alguns detalhes requerem nossa atenção.
Combate e Esportes são responsáveis pelas principais ações físicas, sendo que Esportes deve cobrir quaisquer feitos físicos não ligados a combates ou a habilidades específicas a uma profissão (como arrombamentos).
Percepção e Social mantém suas funções normais.
Conhecimento e Ocupação podem ser combinados em um único Atributo: Proficiência. Este Atributo é recomendado para grupos que considerem ter dois Atributos separados – porém bem parecidos – algo desnecessário. Desta forma, o Conceito do personagem é o responsável por indicar quais acessórios o personagem terá à sua disposição inicialmente, assim como definir seu estilo de vida e ajudar a justificar quais habilidades compõem a rotina de uma determinada classe de personagem, livrando-o de penalidades em testes específicos. Isso também facilita a escolha dos Destaques, levando os jogadores a escolher com mais objetividade as áreas em que seu personagem sobressai.
Note também que isso reduz o número de Atributos para 5, o que pode significar menos Pontos para distribuir também (mas isso não é uma exigência).
Bom, é um começo. Em breve, regras para Raças Não-Humanas e Magia!