Adaptação: PUSH (parte 2)

CAMPANHAS & ÉPOCAS

Os fios das meadas que renderiam campanhas interessantes nesta ambientação começaram a se desenrolar desde a Segunda Guerra Mundial, logo, qualquer período neste interim (e possivelmente até no futuro) é válido. Nossos referenciais oficiais são os apresentados na história em quadrinhos e no filme.

Para aqueles que não assistiram ao filme, nem leram os quadrinhos, e têm a intenção de fazê-lo, pare de ler neste ponto. As informações a seguir resumem as tramas já apresentadas.

ANOS 80

Nos quadrinhos, a história se passa na década de 80, ainda temos a Guerra Fria e as agências de espionagem estão à toda. O narrador é Ezra Lowe, um veterano da Divisão treinado desde criança para a guerrilha psíquica, e até hoje o único Morfador registrado. Ezra foi o primeiro espécime encontrado, ainda ao final da Segunda Guerra, dentre as evidências dosexperientos nazistas, e adotado pelo Samuel Miller em pessoa.

Agentes (Muito) Especiais

Ezra começa a desconfiar que alguma coisa estava errada na organização após uma missão dar terrivelmente errado. Ordenado a liderar uma equipe numa missão de infiltração em uma instalação soviética em busca de evidências sobre um programa de armamento russo, ele encontra algo sinistro nas entranhas de Chernobyl. Sua crença na Divisão era inabalável, mas ao se deparar com os experimentos humanos, sua fé nos ideiais da agência foi bruscamente balançada.

Suas dúvidas quanto aos reais propósitos da Divisão são agravadas quando, enviado para raptar um terrorista do IRA, ele acidententalmente testemunha um dos membros de sua própria equipe executar uma ordem conflitante às que ele mesmo recebera e executa o alvo, antes que este pudesse ser levado vivo.    

Ele então inicia uma investigação interna e começa a ser caçado pela própria Divisão. Enquanto negociava uma simples troca de informação com um ex-analista da Divisão, ele se vê obrigado a fugir para salvar a própria vida. Começa a tentar identificar quais operativos da agência também desconfiavam da integridade da Divisão. Felizmente, ele encontra alguns aliados e começa a arquitetar sua sabotagem aos planos da sua ex-casa. Ele muito ousadamente volta à central da Divisão (contando com sua habilidade de mudar de aparência), e consegue libertar alguns colegas agentes que eram mantidos em cativeiro, e assim montar um grupo de renegados que visa arruinar os planos macabros da diretoria da agência.

Com o ex-analista, Ezra decifra um CD (na época, uma coisa ainda futurística) com vários dados da companhia, incluindo informações sobre as origens dos projetos e também sobre os planos atuais da Divisão. Ele descobre um plano para assassinar o Príncipe Charles e sua então noiva, Diana, enquanto esquiavam nos Alpes Suiços num feridado. Segundo a teoria de Ezra, a Divisão pretendia deixar no local do crime o corpo de um assassino russo, de modo a fazer com que o governo inglês se erguesse contra o governo russo, ainda mais se o corpo do tal assassino fosse como as cobais que encontrara em Chernoyl. Esta evidência de um programa russo de armas biológicas fariam os ingleses recorrerem a ajuda dos americanos, e certamente o presidente Reagan daria carta branca para a Divisão, ssendo a unidade militar mais preparada para tal tipo de ameaça. A partir dali, Miller não teria mais limites para suas operações.

Ezra escapando de um atentado

O terrorista do IRA foi assassinado porque tinha a intenção de cometer esse mesmo atentado, mas sem a evidência do envolvimento russo, o plano de Miller iria por água abaixo. Ezra e seus aliados se preparam para impedir o assassinato e o fazem, em meio a uma sangrenta batalha entre agentes ativos e os renegados.

O que Ezra não contava era com a traição de um dos seus novatos: o operativo Carver, um Implantador. Ao regressarem da missão de salvamento, Ezra nota que Carver não retornara com eles, e deduziu que seu amigo havia sido capturado pela Divisão. Como Carver sabia de tudo que Ezra planejava, os renegados o rastreiam e organizam uma missão de resgate, mas era apenas uma armadilha de Carver. Muitos renegados são mortos, e uns poucos conseguem escapar. Ezra não foi um deles. Deduz-se que, no fim, ele é executado por uma equipe da Divisão, mas nada é mostrado neste sentido.

O traíra do Carver

Digno de nota é o último diálogo entre Ezra e Carver, no qual o último diz: “Eu trabalho para a Divisão. Eu… divido. E agora vou conquistar. Miller não vai viver para sempre.”  

Esta fase é interessante para uma campanha porque há o clima de tensão da Guerra Fria, e então missões internacionais são comuns, assim como diversas operações para coleta de informação, queimas de arquivo, e conspirações. Além, é claro, de ser o período que muda o perfil da própria Divisão.

SÉCULO 21

No filme, estamos na época atual. A narração fica por conta da pequena Cassie Holmes, filha de uma Vidente que fazia parte do grupo renegado de Ezra na década de 80, a mesma que havia previsto a morte do amigo (a cena que encerra a saga nos quadrinhos), e uma das poucas sobreviventes daquele conflito.

Também vemos o ex-agente Gant, bom amigo de Ezra, tentando fugir da Divisão com seu filho, Nick. Ao perceber que não conseguirão escapar, Gant alerta Nick sobre uma visão recebida por uma colega Vidente (a mãe de Cassie) em que um dia uma menina o entregaria uma flor, e que ele deveria fazer tudo o que ela mandasse de modo a “salvar a todos”. Logo depois, ele lança o menino numa saída de ar e fica para segurar a equipe do Agente Henry Carver. Antes de escapar, Nick presencia a morte de seu pai.

Uma década mais tarde, a Divisão americana contuna fazendo experiências com pessoas dotadas de poderes, desta vez com drogas amplificadoras, e uma das cobaias é a Implantadora chamada Kira. Kira é uma das poucas cobais que sobrevivem aos testes, mas consegue fugir e levar consigo uma seringa com a tal droga amplificadora. 

Em Hong Kong, Nick (agora um adulto) está expatriado e e tenta se manter escondido da Divisão. Ele até tenta usar suas habilidades telecinéticas para ganhar a vida, mas como nunca recebeu treinamento apropriado, suas peripécias trazem mais problemas do que soluções, inclusive com a máfia local, controlada por uma família de Ruptores, contendo agentes remanescentes da antiga célula do governo chinês que empregava agentes psíquicos. É lá que Cassie encontra Nick, e o explica ser uma Vidente e que teria os visto receptando uma maleta contendo seis milhões de doletas. Eles são atacados pelos Ruptores, mas sobrevivem.

Nick & Cassie

Nick e Cassie seguem os pressentimentos da menina e encontram um velho amigo, “Hook” Waters, um Ilusionista, que os encaminha para Emily Hu, uma Farejadora altamente habilidosa que os ajuda a encontrar Kira (que já teve uma “história” com Nick). O trio então recruta um Sombra chamado “Pinky” Stein para esconder Kira dos Farejadores da Divisão. 

Com a ajuda das visões de Cassie, o grupo consegue entender os eventos que os levaram a se encontrar: a mãe de Cassie usou suas visões para por em andamento um complexo plano que destruirá a Divisão. É Nick quem elabora um plano que envolve sete envelopes nos quais ele coloca instruções; cada pessoa no grupo recebe um dos envelopes vermelhos que só deverão ser abertos no momento certo. O grupo se divide.

Nick então usa um Apagador para limpar suas memórias do plano, garantindo que Videntes tanto da Divisão quanto da Tríade não pudessem mais interferir. Hook coleta a maleta (que não continha seis milhões de dólares, mas sim a seringa que Kira roubara) e a entrega a Cassie. Ele faz uma cópia da maleta com seu poder e a entregaa Cassie, que a leva ao apartamento de Nick. Desmemoriado, Nick encontra seu envelope, o que o aponta para casa, onde encontra a maleta.

Neste meio-tempo, Carver encontra Kira e a convence de que ela é uma agente da Divisão (até apresenta o distintivo dela), e afirma que suas memórias são falsas. Ela teria se voluntariado para as experiências, e sua amnésia seria um efeito colateral.

Nick confronta Carver, que revela que as memórias dos momentos especiais que Kira e Nick tiveram teriam sido plantadas. Nick os leva até o prédio onde estaria o armário guardando a maleta, mas são surpreendidos pela Tríade. No conflito, Nick é ferido por Carver e se injeta com o conteúdo da seringa, o que o mata. Quando tudo acaba, Nick desperta e Cassie o explica que era tudo parte do plano (ele teria se injetado com molho de soja). Cassie rsgata a maleta verdadeira e diz a Nick que ele veria Kira novamente.

Num vôo de volta aos EUA, enquanto Carver tira um cochilo, Kira encontra um envelope em sua bolsa, e se lembra de Nick lhe dizendo “abra quando começar a duvidar da verdade“. Dentro do envelope, ela encontra uma foto dela e Nick (explicitamente envolvidos romanticamente) e uma mensagem dizendo “Mate-o. Te vejo em breve.” Kira implanta uma sugestão em Carver, ordenando que ele ponha uma arma na boca e aperte o gatilho. A tela escurece, seguida do som de um tiro. 

A galera toda!

CONCLUINDO

 As possibilidades são infinitas: Carver pode realmente estar morto, e agora a Divisão se encontra em caos; ou um grupo de agentes da velha guarda pode aproveitar o terreno livre para por planos ainda mais obscuros em prática; grupos de renegados remanescentes se juntam para dar um cheque-mate na Divisão; uma Nova Ordem Mundial é estabelecida e pessoas com poderes são convidadas a formar uma nova e respeitada força-tarefa contra terrorismo e afins; etc.

O objetivo principal deste artigo é dar um ponto de partida para campanhas com este tema ou neste mundo. Deixo aqui um filme bem curtinho, sem nenhuma ligação direta com o cenário, mas que serve de inspiração para aventuras desta ambientação. Faça bom proveito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s