Adaptação: PUSH (Criação de Personagens)

Agora vamos falar sobre como o cenário de PUSH pode ser implementado usando as regras do Highlights. Vou começar abordando a criação de personagens, e apresentar um exemplo. 

O PERFIL

A característica Perfil foi abordada em outro artigo, mas basicamente trata-se do Conceito Central do personagem (aquela frase curta que resume o personagem) e, dentre outras coisas, cobre as funções do antigo Atributo “Ocupação”. Mesmo que os personagens de sua história sejam todos Agentes, use o Perfil para afunilar as suas especializações.

As regras originais do HIGHLIGHTS abordam alguns benefícios que alguns Atributos recebem com o intuito de incrementar o jogo, como por exemplo, o personagem “ganhando” o direito de narrar um movimento para cada nível no Atributo Combate; ou entrega de uma dica para nível no Atributo Conhecimento (ou Percepção).

Bom, caso o Atributo Combate esteja sendo usado por seu grupo, as regras neste sentido não mudam. Caso contrário, siga o roteiro, mas em cima do Atributo Ação. O mesmo vale para as dicas obtidas por Conhecimento/ Percepção: use o Atributo Raciocínio no lugar, mas filtre as dicas através das lentes do Perfil do personagem.

ATRIBUTOS

Como sempre, você pode usar quaisquer Atributos que quiser, levando em conta as necessidades das aventuras que pretende desenvolver, e quais parâmetros pretende pôr em teste com mais frequência. Isso significa que você pode usar os Atributos padrão (apresentados no livreto), ou rearranjá-los como preferir.

Minha configuração atual reforça minha mentalidade de que os Atributos precisam cobrir os principais desafios de uma história, mas que o sistema como um todo deve ficar nos bastidores, sem influir constantemente no fluxo do jogo. Logo, meu setlist ficou assim:

Ação: este Atributo cobre as proezas físicas de um personagem, representando coisas como velocidade, disposição e técnica;

Combate: este é o Atributo dedicado a lutas e tiros, liberando o Atributo Ação da sobrecarga por cobrir isso também. Além disso, por se tratar de um cenário com espiões “turbinados”, cenas de combate fazem parte da rotina.

Disciplina: a força de vontade dos personagens será posta em cheque constantemente, e este Atributo é o responsável por ajudá-lo a manter-se focado em seus objetivos e não se dobrar por pressões e obstáculos.

Influência: este é responsável pelas habilidades sociais de um personagem, seu poder de manipular situações num contexto interativo — sutilmente ou não.

Raciocínio: cobre as faculdades cognitivas de um personagem; sua intuição, lógica, percepção e astúcia.

Poder: contando que todos os jogadores se interessarão por personagens dotados de uma habilidade paranormal, é interessante adicionar este último Atributo. Como cada psíquico só possui uma habilidade, você poderia substituir a palavra “Poder” pelo nome da habilidade especial.

Portanto, são 6 Atributos (todos começando gratuitamente em nível 1), o que significa 6 Pontos para distribuir entre eles, conforme a regra oficial.

Vale muito a pena relembrar que um Atributo em nível 1 não significa “fraco” ou “deficiente“, mas sim “mediano“. O nível 2 expressa capacidades acima da média sim, mas nada extraordinário. É a partir do nível 3 que um personagem começa a exibir superioridade inquestionável. Então, não há vergonha em ter Atributos em nível 1, especialmente se você pretende elevar algum Atributo ao nível 3.

O sistema foi desenhado de modo que a distribuição dos Pontos de Atributos seja balanceada, como todos os aspectos ficando apenas um pouco acima da média.

DESTAQUES

Alguns jogadores não se acostumam com a liberdade dada na hora de elaborar os Destaques de seus personagens. Isso pode se dar por inúmeros fatores: conceitos de personagem improvisados (típico em one-shots); dificuldade de expressão; falta de inspiração; informações esparsas por parte do Narrador; etc.

A sugestão da casa é usar listas simples de Perícias (e em alguns casos, Vantagens) de outros sistemas como fonte de inspiração, como por exemplo, do FATE, do D20 e do Storytelling.

Exemplo de Criação de Personagem

Felipe se prepara para uma mini-campanha no cenário de PUSH passada na época atual, logo após o suposto assassinato de Carver. Enquanto pensa nas possibilidades, ele resolve fazer um Agenta da Divisão que vinha se percebendo cada vez mais desconfortável com os rumos da agência. Ele queria uma brecha, uma fraqueza que pudesse explorar e que o permitisse escapar daquele ambiente claustofóbico e paranóico.

Ele o chama de Max Lennox, e decide que os rumores sobre o “afastamento” de Carver seriam a oportunidade perfeita.

Começando pelo Perfil, Felipe define Max como sendo um especialista em localizar, seguir e traçar perfis de alvos apontados pela Divisão, facilitando o trabalho de equipes de “intervenção”. Ele costuma tabalhar sozinho, e é um Agente do tipo Sombra (videntes não conseguem “enxergá-lo”). Ou seja, sua competência está ligada primariamente ao seu treinamento como espião, mas sua habilidade especial lhe traz conforto em saber que seus alvos potenciais não podem percebê-lo com antecedência, e que seus superiores são obrigados a tê-lo numa “coleira folgada”.

Felipe anota no campo Perfil: “Agente Rastreador (Sombra)”. Apesar de seu poder não ser voltado para buscas, é o suficiente para torna-lo sempre um elemento surpresa, e ele é altamente capacitado em traçar o paradeiro dos indivíduos mais escorregadios.

Seguindo para os Atributos, Felipe percebe que os fortes de Max seriam seu Raciocínio e sua Disciplina, mas seu dom precisaria estar acima da média, caso queira ser realmente eficiente. Os Pontos são poucos, mas sabendo que um nível 1 significa apenas a média humana, ele opta pela seguinte distribuição:

Ação 1 (Corrida)

Combate 1 (Tiro)

Disciplina 3 (Audácia; Tolerância à Dor; Ignorar Distrações)

Influência 2 (Mentiras Convincentes; Ganhar Confiança)

Raciocínio 3 (Infiltração; Prontidão; Psicologia)

Poder 2

Voilá! Com uma boa idéia dos antecedentes do personagem e sua ficha concluída, é só partir para ação!

 

No próximo post, apresento as regras para uso dos Poderes.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s