Só de passagem…

As coisas andam meio paradas por aqui, mas continuo escrevendo. Meu grupo deu uma parada, então fica difícil testar todas as idéias que vão surgindo. Mas a idéia deste blog era justamente depositar estas idéias, certo?

É até bom para organizar a cabeça. Então deixem eu comentar sobre os projetos do momento.

No que diz respeito à regras, eu  tenho tentado rascunhar duas coisas, ambas relacionadas a regras para poderes: um esquema de magia que utilize Esferas (no melhor estilo Mago: a Ascensão), e uma lista breve e comentada com alguns exemplos práticos de poderes que podem ser usados tanto para super-heróis cinematográfcos quanto para ilustrar os poderes de criaturas sobrenaturais.

Até segunda ordem, tenho usado 2 sets diferentes de Atributos para meus esboços. O primeiro é o tenho usado para jogos  estilo Mundo das Trevas: apenas quatro bastante abrangentes (Ação, Raciocínio, Influência, Determinação), deixando os demais aspectos para serem cobertos pelo Perfil e pelos poderes.

O segundo é um pouco menos genérico e busca abordar mais áreas de atuação, facilitando diferenciações entre personagens: para o aspecto físico temos Combate, Reflexos e Vigor (uma mistura de força e resistência); no aspecto mental temos Conhecimento, Raciocínio (também cobrindo percepção) e Determinação. Deixo de fora, de forma deliberada, Atributos sociais. Qualquer traço de personalidade marcante deveria ser adotado como um Destaque em Atributos mentais: indivíduos podem ser carismáticos por sua sabedoria e experiência de vida, sempre tendo uma história bacana pra contar (Conhecimentos), ou por seu humor espirituoso e astúcia (Raciocínio), ou por sua personalidade forte e inspiradora (Determinação).

Quanto à cenários, eu estou tentado a pegar pequenas amostras de ambientações que curto (como Trinity, da White Wolf, e a Lenda dos 5 Anéis) e trazer pro Highlights. Alguns destes cenários tiveram adaptações em forma de mini-cenários bem bacanas apresentadas na Dragão Brasil, embora para 3D&T.

Meus cenários originais são na verdade “mais do mesmo”. Amálgamas de temas que curto, com pequenos twists para trazer um mínimo de novidade para os jogadores. Quero escrever um cenário sobre magia, estilo fantasia moderna, e tenho buscado muita inspiração em Gailman e Moore (tenho que finalmente terminar de ler American Gods), com mitologias voltando, numa mistura de sobrenatural com futuro próximo.

Também penso em mesclar Supers com fantasia medieval.

Enfim, era pra escrever menos. Vim só trazer os lembretes de minhas prioridades do momento!

Deixe um comentário

