Atualizando o Sistema: Personagens

Neste posto, temos um resumo das principais releituras do sistema, após quase 2 anos de sua criação. Desta vez, me limito a compilar as mudanças nas características dos Personagens, mas no próximo post eu trago as atualizações das regras básicas.

PERSONAGENS

  • Conceito Central

Na versão original, esta característica não existia de forma a afetar o jogo diretamente. O mais próximo disso seria o Conceito somado ao Atributo Ocupação. Na releitura das regras passa a ser bastante importante, servindo como um filtro para praticamente todas as ações do personagem, representando sua Identidade e influenciando testes na medida em que a proposta do personagem se relaciona com os desafios. É agora a primeira coisa a ser definida em um personagem.

  •  Atributos & Poderes

Atributos desde o início traziam a premissa de se adequarem ao cenário, tornando o jogo mais evocativo. Essa característica foi mantida. No entanto, também são apresentadas sugestões para um conjunto padrão de Atributos, planejados de forma genérica.

Na versão original, a lista padrão contava com Combate, Conhecimento, Esportes, Ocupação, Percepção e Social.

Na versão revisada, a lista padrão passa a ser Ação (físico), Fortitude (psicológico), Influência (social) e Raciocínio (mental), sendo que Combate vira um Atributo opcional dedicado a jogos em que cenas de luta estejam entre os temas da ambientação.

Também nesta releitura, são introduzidos os Atributos Secundários – um tipo de Extra que representa as capacidades sobre-humanas de um personagem, e funcionam de forma parecida com os Poderes na versão original (de fato, substituindo-os). Estes Atributos são totalmente customizáveis e são comprados separadamente.

  •  Destaques

Por um lado, Destaques estão entre as características mais revisadas. Agora são divididos em dois tipos: Primários e Secundários.

Destaques Primários são aqueles proporcionados pelos Atributos, exatamente como na versão original, porém agora ao invés de conferir 1d6 de bônus aos testes, estes conferem um modificador fixo de +2 no total dos dados do Atributo. Destaques Secundários são um tipo de Extra, que precisam ser comprados separadamente. Estes sim conferem aquele 1d6 adicional ao teste, que substituirá o pior resultado.

Vale lembrar que múltiplos Destaques, independente do tipo, acumulam seus benefícios.

Por fim, a própria apresentação dos Destaques recebe uma mudança estética: a casa recomenda usar frases curtas que descrevam um aspecto do personagem (ou até mesmo frases típicas do próprio personagem) ao invés da frieza característica dos termos soltos mais convencionais. Use os Destaques para contar um pouco mais sobre o personagem. Por exemplo, da próxima vez experimente substituir “Raciocínio – Física” por “Raciocínio – Graduado em Física pelo MIT”; ou “Combate Desarmado” por “Treinado em Defesa Pessoal pelas Forças Especiais.”

  •  Extras & Complicações

A principal novidade da releitura, Extras são as características que complementam um personagem para além de seus Atributos e Destaques Primários. São divididos em 3 tipos, sendo que cada um destes possui intensidades variáveis: os Benefícios são coisas que o personagem é ou possui, mas que não afetam testes diretamente, ficando restritos ao âmbito narrativo; Destaques Secundários são vantagens circunstanciais que o personagem possui para situações e temas específicos, e que extrapolem os limites do Atributo Primário respectivo; e Atributos Secundários são características que representam o lado “mais-que-humano” de um personagem.

Complicações são características que funcionam de forma análoga aos Benefícios e Destaques, representando deficiências e desvantagens que o personagem possui.

  •  Pontos de Carma

Grosso modo, os Pontos de Carma substituem os Dados de Experiência, que por sua vez deixam o sistema. Estes Pontos permitem que os jogadores participem mais do processo de criação de cenas, conferindo diversos benefícios, incluindo a possibilidade de acelerar a recuperação do personagem e facilitar sua evolução, ou até mesmo servir como requisito para ativar as habilidades sobre-humanas mais impressionantes.

Estes Pontos viram a nova moeda do jogo.

  •  Linhas de Experiência

Esta é uma nova forma de premiação, também substituindo os Dados de Experiência. Ao fim de cada etapa importante da campanha, cada personagem receberá certo número de Linhas, que o jogador deverá usar para registrar situações que o personagem vivenciou ou que pretende desenvolver. Posteriormente, este registro poderá ser trocado por características na ficha do personagem (como novos Destaques, Extras, etc.)

Anúncios

5 comentários sobre “Atualizando o Sistema: Personagens”

  1. Agora explicou tudo!!!
    Ia te pedir um favor, será que não daria para postar umas fichas de animais nessas novas regras? Eu queria ver cão/lobo, onça, gorila, boi, cavalo, rinoceronte e elefante. Sabe, estou sendo chato, mas acredito que ajudaria como base comparativa e eles teriam extras bem interessantes.
    Fora isso, eu estava hoje justamente pensando nos destaques darem bônus fixos ao invés dos D6s, e você leu minha mente. Eu acrescento: será que com equipamentos não rolaria algo semelhante?

    1. Boa pedida! Vou rascunhar sim umas fichas de animais, já passou da hora de pensar nisso!

      Quanto aos equipamentos, eu vejo 3 opções:

      1) comprar o equipamento na forma de um Destaque, o que caracteriza aquele material de confiança ou “turbinado”; além de ser considerado estar sempre com o personagem.

      2) considerar que um personagem de posse de um equipamento apropriado reduz a Dificuldade em 1 grau (numa disputa, ele receberia um modificador equivalente ao seu Atributo; ou seja, com Raciocínio 3 aquele kit de invasão proporcionaria um modificador de +3 no total do teste;)

      3) adotar modificadores fixos para o equipamento de acordo com seu benefício: uma ferramenta pode ser simples (+1), de qualidade superior (+2), de tecnologia avançada (+3), ou qualquer outro argumento coerente (protótipo militar futurista: +4).

      Alguma outra sugestão?

      1. As três opções são boas, difícil escolher a melhor. Mas eu vejo que a melhor opção seria a 3ª, é bem genérica e fácil de se trabalhar.

        Eu gostei também da opção de Destaque para artefatos, super-equipamentos, etc. Dá pra fazer aquele batrangue exclusivo do personagem.

        E quanto a armas? Seguiriam a mesma idéia?

  2. O importante é você estar à vontade com suas escolhas. Se quiser usar apenas 1 das opções, vá em frente; se quiser combinar 2 delas, beleza também! Quer usar todas? Ótimo!

    Quanto às armas, a melhor opção seria mesmo a 3ª, substituindo a qualidade da ferramenta pelo calibre da arma de fogo, ou adotando modificadores cumulativos no estilo Unknown Armies para armas brancas:

    * a arma é afiada? +1;
    * é pesada o suficiente para esmagar ossos? +1;
    * é grande e/ou precisa de 2 mãos para manusea-la? +1;

    Assim, uma faca oferece +1, enquanto um machado de guerra seria +3.

    Que tal?

    1. Legal! Espero que compile tudo isso num pdf futuramente, hehe.

      Mas eu vejo que algumas armas, como uma bazooka, poderiam chegar a modificadores bem grandes, certo? Nesse caso, os modificadores só seriam aplicados após o golpe atingir o alvo?

      Eu estou usando as regras antigas e meio que adaptadas de forma tosca para um jogo via e-mail com meu grupo, estilo cyberpunk. Assim que as novas regras ficarem redondinhas, pretendo começar uma medieval com eles, cenário próprio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s