Adaptando: X-Men – Primeira Classe (Parte 1)

Começando os trabalhos?

Escolhi os personagens do recém-lançado X-Men: First Class como referências para ilustrar o sistema revisado para criação para poderes. No entanto, vou me concentrar exclusivamente aos poderes, deixando de fora a história dos personagens e suas características mais mundanas. Quem sabe no futuro eu não traga as fichas completas? Por ora, se o histórico destes personagens for de suma importância para você, aconselho perder um tempinho visitando a página oficial da Marvel ou a Wikipedia.

Também por isso, explicar as diferenças entre esta versão cinematográfica e a atual configuração nos quadrinhos demandaria uma nova série de artigos, dedicados exclusivamente a isso. Ainda assim, me baseei nas informações oferecidas pelo site oficial do filme.

 

Sean Cassidy / BANSHEE

A versão do filme é jovem e inexperiente e, portanto, apresenta apenas uma parcela das habilidades demonstradas pela versão adulta dos quadrinhos.

 Projeção Sônica (4 Pontos) – Sean possui todo o seu aparato vocal (pulmões, garganta e cordas vocais) super desenvolvidos, de modo a ser capaz de gerar uma variedade de efeitos baseados em som. O mais comum ainda é o grito de altíssima freqüência que, além de funcionar como um aríete concussivo, também é capaz de rachar ou estilhaçar objetos sólidos, o que inclui estruturas ósseas. Também pode usar seu grito quando submerso e fazer leituras como um sonar. Acredita-se que Sean possua habilidades psíquicas reflexivas limitadas, o que lhe permite direcionar as vibrações sônicas que produz.

Estatísticas:

  • Dinâmica: S0lo (1)
  • Impacto: Temático (+1; Som); Área (+1); Escala (+1; 2d10)
  • Acesso: Livre (+1)
  • Restrições: Condicionado (-1; apenas enquanto tiver fôlego)

 Vôo (2 Pontos) – Sean é capaz de planar ou voar na velocidade do som.

Estatísticas:

  • Dinâmica: Sinérgico (2; Ação)
  • Impacto: Escala (+1; 2d10)
  • Acesso: Livre (+1)
  • Restrições: Agregado (-1; ligado ao controle sonoro); Condicionado (-1; apenas enquanto tiver fôlego)

 

 Hank McCoy / FERA

 

 Reflexos Ampliados (3 Pontos) – Hank possui agilidade e velocidade sobre-humanas, sendo descrito como tendo a agilidade de um macaco e o nível acrobático de um trapezista experiente: é adepto a executar seqüencias de manobras ginásticas complicadas com giros, rolamentos e contorções, além de ser capaz de andar sobre as mãos por horas.

Estatísticas:

  • Dinâmica: Sinérgico (2; Ação)
  • Impacto: Escala (+0; 1d10)
  • Acesso: Livre (+1)
  • Restrições: –

 Destreza Ampliada (1 Ponto) – Hank pode escalar paredes ao encaixar seus dedos das mãos e pés nas rachaduras menores e aplicando-lhes pressão, assim como caminhar por superfícies bem estreitas sem dificuldade. Sua destreza manual e pedal são tão impressionantes, que ele pode realizar múltiplas tarefas simultaneamente, como escrever com ambas as mãos e fazer nós em uma corda usando os pés.

Estatísticas:

  • Dinâmica: Sinérgico (2; Ação)
  • Impacto: Secundário (-1); Escala (+0; 1d10)
  • Acesso: Livre (+1)
  • Restrições: Agregado (-1; Reflexos Ampliados)

 Físico Ampliado (3 Pontos) – Força e Resistência sobre-humanas. Sua fisiologia é resistente o suficiente para lhe permitir sobreviver a uma queda de três andares ao cair em pé e sem quebrar nenhum osso. Suas pernas são fortes o suficiente para lhe permitir saltar 4,5 metros verticalmente, e 7,5 metros horizontalmente (sem impulso!). Ele também pode correr “de quatro” a aproximadamente 65 km/h num pique. Além disso, ainda possui um leve fator de cura, que o permite se recuperar rapidamente de doenças e ferimentos menores.

Estatísticas:

  • Dinâmica: Sinérgico (2; Ação)
  • Impacto: Escala (+0; 1d10)
  • Acesso: Livre (+1)
  • Restrições: –

 Traços Felídeos (2 Pontos) – Fera possui diversas características compartilhadas por felinos, o que inclui os sentidos aguçados (inclusive enxergar bem à noite), garras em suas mãos e pés, e a capacidade de secretar feromônios e atrair membros do sexo oposto.

Estatísticas:

  • Dinâmica: Flexível (3; Ação, Influência, Raciocínio)
  • Impacto: Escala (+0; 1d10)
  • Acesso: Livre (+1)
  • Restrições: Complicação – Aparência Inumana (-2; Influência, exceto para amedrontar)

 

* * *

NOTA: caso a pontuação esteja muito alta (afinal, são 9 Pontos dedicados aos poderes), o Narrador poderia permitir agregar Reflexos Ampliados, Físico Ampliado e Traços Felídeos em uma única característica, algo como “Homem Fera”: força, resistência, reflexos e sentidos amplificados como num licantropo, mais as garras e os feromônios injetados no pacote.

Em termos práticos, usaria as mesmas estatísticas usadas em “Traços Felídeos”, reduzindo o custo final para 3 e apenas expandindo seu conceito para englobar as outras vantagens físicas: sempre que um dos critérios destes poderes emergirem, o jogador lança 1d10 a mais em seus testes de Ação e pronto.

* * *

 Mais personagens em seguida!

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2 comentários sobre “Adaptando: X-Men – Primeira Classe (Parte 1)”

  1. A Projeção Sônica do Banshee não era pra custar 5 pontos? A soma final das estatísticas resulta em 5 e não 4.

    Vai demorar pra postar o resto dos personagens?

    1. Rsrsrs… eu e minha porca matemática! Corrigindo o post e prometendo o resto pra esta semana ainda (faltam 10, eu acho…)

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