Problemas, Problemas

Tenho andado na bat-caverna nos últimos meses tentando corrigir algumas deficiências intrínsecas no design do Highlights. Primeiramente porque não acho que o sistema em si venha dando a ênfase apropriada aos que precisa ser destacado. Bom, a própria escolha do título já deveria servir como um constante lembrete deste foco. Então retrabalhei a forma como o sistema agora deveria focar nos Destaques e tornar todo o resto secundário. Isto eu consegui, e estou muito satisfeito com o resultado.

O segundo “porém” – e o que me levou mais tempo para admitir – é a forma extremamente limitante como os Atributos funcionam. Um personagem com Atributo em intensidade 2 pode até conseguir acumular, entre Destaques e vantagens, por exemplo, 5 dados para jogar, mas a despeito de todo o esforço criativo de seu jogador o maior resultado que jamais conseguirá será 12 (o limite imposto pelos 2d no Atributo). À princípio, isto me deu uma desestimulada sinistra. Depois de tanto tempo dedicado a estimular elaborar formas mais personalizadas e evocativas, ver como nada daquilo funciona da forma como deveria foi muito frustrante.

Felizmente, recentemente consegui bolar uma saída no mínimo decente. Assim que eu concluir a primeira rodada de testes eu trago as novidades.

E por fim, o terceiro obstáculo. Quando comecei a trabalhar no Highlights, eu queria um jogo leve, que permitisse fácil visualização dos personagens em fichas curtas e descritivas (mas funcionais), flexível de modo a ser adequado a qualquer gênero (da Alta Fantasia até Super Heróis), e principalmente que ficasse administrando as coisas nos bastidores. Concentrei muito da abstração necessária para respeitar estes critérios nos personagens,  mas acabei cedendo ao hábito e deixei o sistema aparecer bastante.

Neste momento, estou trabalhando numa mudança de foco, projetando os holofotes para a narrativa e as contribuições dos jogadores, dedicando as poucas regras necessárias para um bom jogo de contar histórias para resolver os momentos de destaque da história. Aliás, meu foco ainda é no que realmente merece, tanto em termos de personagens quanto da criação da ficção do jogo, mas desta vez pretendo fazer do jeito “certo”.

E de cara já anuncio a primeira de uma série de mudanças radicais: o nome do projeto passa a ser, de agora em diante, projeto Sistema Destaque.

Até breve!

Deixe um comentário

