Nova Fase!

Este é o primeiro post desta nova etapa do RPG Highlights. Antes, o blog era totalmente dedicado ao sistema Highlights; a partir de agora, pretendo trazer artigos relacionados ao design de jogos, assim como estruturas narrativas e até mesmo rascunhos para outras mecânicas de jogo que nunca tive a oportunidade de aplicar.

Resolvi deixar o Highlights como está, por ora. Não há muito que o Highlights possa oferecer que não possa ser feito com alguns dos trocentos sistemas disponíveis por aí, então vou dedicar meus esforços a outras propostas: não apenas a jogos com um tema bem específico como jogos que se concentrem numa mentalidade e estilo de jogo bem mais específicos.

Um destes projetos é uma revisão completa do meu primeiro RPG oficial: o Carma RPG, um sistema que não utiliza qualquer elemento aleatório – como dados ou cartas – e faz uso de conceitos mais descritivos em sua dinâmica. Tenho dedicado um bom tempo  em minha imersão no universo dos story games, com o qual me identifico bastante, então minha ambição é cortar de vez o cordão umbilical com o pensamento tradicional e abraçar de vez a ideia da narrativa compartilhada. Aguardem e confiem!

E para começar bem, deixo aqui um artigo que escrevi recentemente: Análise de Segmentos Narrativos, e o grande Tio Nitro me deu a honra de hospedar em seu site. Um dos autores e designers que mais admiro e acompanho chama-se Robin D. Laws, um gigante no meio rpgístico; nunca vi nada desenvolvido pelo Laws que não tenha me feito salivar: Over the Edge (grande inspiração para o próprio Highlights!), Dying Earth, Heroquest e também o GUMSHOE (no Brasil, muito bem representado pelo Rastro de Cthulhu). Este artigo é na verdade um resumo traduzido de um dos seus livros: Hamlet’s Hit Points. Neste livro, Robin Laws magistralmente destrincha os blocos estruturais de narrativas de ficção (exatamente o que criamos quando jogamos), apresentando de forma bem consistente como cada segmento funciona e como se intercalam, e tem como público alvo os rpgistas.

Basta dizer que este livro me influenciou bastante na forma como “leio” a trama não apenas de filmes e séries, mas também livros e, principalmente, aventuras de RPG.

Bom, espero que esta nova fase seja proveitosa para todos!

Bom jogo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s