Nova Fase!

Este é o primeiro post desta nova etapa do RPG Highlights. Antes, o blog era totalmente dedicado ao sistema Highlights; a partir de agora, pretendo trazer artigos relacionados ao design de jogos, assim como estruturas narrativas e até mesmo rascunhos para outras mecânicas de jogo que nunca tive a oportunidade de aplicar.

Resolvi deixar o Highlights como está, por ora. Não há muito que o Highlights possa oferecer que não possa ser feito com alguns dos trocentos sistemas disponíveis por aí, então vou dedicar meus esforços a outras propostas: não apenas a jogos com um tema bem específico como jogos que se concentrem numa mentalidade e estilo de jogo bem mais específicos.

Um destes projetos é uma revisão completa do meu primeiro RPG oficial: o Carma RPG, um sistema que não utiliza qualquer elemento aleatório – como dados ou cartas – e faz uso de conceitos mais descritivos em sua dinâmica. Tenho dedicado um bom tempo  em minha imersão no universo dos story games, com o qual me identifico bastante, então minha ambição é cortar de vez o cordão umbilical com o pensamento tradicional e abraçar de vez a ideia da narrativa compartilhada. Aguardem e confiem!

E para começar bem, deixo aqui um artigo que escrevi recentemente: Análise de Segmentos Narrativos, e o grande Tio Nitro me deu a honra de hospedar em seu site. Um dos autores e designers que mais admiro e acompanho chama-se Robin D. Laws, um gigante no meio rpgístico; nunca vi nada desenvolvido pelo Laws que não tenha me feito salivar: Over the Edge (grande inspiração para o próprio Highlights!), Dying Earth, Heroquest e também o GUMSHOE (no Brasil, muito bem representado pelo Rastro de Cthulhu). Este artigo é na verdade um resumo traduzido de um dos seus livros: Hamlet’s Hit Points. Neste livro, Robin Laws magistralmente destrincha os blocos estruturais de narrativas de ficção (exatamente o que criamos quando jogamos), apresentando de forma bem consistente como cada segmento funciona e como se intercalam, e tem como público alvo os rpgistas.

Basta dizer que este livro me influenciou bastante na forma como “leio” a trama não apenas de filmes e séries, mas também livros e, principalmente, aventuras de RPG.

Bom, espero que esta nova fase seja proveitosa para todos!

Bom jogo!

Deixe um comentário

