Diário de Design: O Lado Sombrio – As Categorias de Poderes

Já faz algum tempo que desisti de fazer de O Lado Sombrio um jogo de supers com um toque sinistro, apostando numa pegada mais de ficção científica do tipo soft (ou seja, sem aquela cacetada de detalhismos tão comum em jogos do tipo), não apenas porque não tenho a disposição para voltar a estudar física, química e biologia só para fazer um jogo mais ‘realista’, mas também porque não tenho o tempo livre. Justamente por isso, a ambientação de O Lado Sombrio se passa num futuro bem próximo, de modo que as mudanças em relação ao mundo que conhecemos sejam sutis, mesmo que significativas, e a variedade de poderes disponíveis não é tão abrangente quanto em muitos jogos dedicados a supers.

O post de hoje é para apresentar as 4 categorias de poderes paranormais em OLS, e também dar um gostinho do que cada habilidade dentro destas categorias representam. Praticamente todos os paranormais possuem pelo menos um poder dentro das categorias de Aperfeiçoamentos Biológicos ou Aperfeiçoamentos Cognitivos; um pouco mais raros são os poderes de Manipulação de Fenômenos, e poderes de Disrupção de Realidade são ainda menos frequentes.

————————————————

APERFEIÇOAMENTOS BIOLÓGICOS

Hancock2

Estas são habilidades que representam mudanças na fisiologia do paranormal, permitindo que seu corpo funcione em níveis épicos de performance, sob circunstâncias e ambientes diversos, ou que manifeste capacidades típicas em animais selvagens.

Adaptação Ambiental: seu organismo é capaz de se ajustar perfeitamente a ambientes hostis, manifestando o suporte vital necessário para que você sobreviva confortavelmente. O que for biologicamente possível para que você sobreviva, seu corpo providenciará.
Armas Naturais: assim como é tão comum no meio animal, você é dotado de garras, presas, esporos ou alguma outra manifestação de armamento natural.
Capacidade Regenerativa: seu processo de cicatrização e recomposição celular é absurdamente eficaz. Tecidos, músculos, articulações, órgãos, praticamente qualquer parte do seu corpo é restituída ao normal em velocidade singular. Exceto por traumas desproporcionalmente agressivos (como ser explodido em muitos pedaços, e ter seus pedaços espalhados pelo mundo!), você é praticamente imortal para ameaças externas, mas ainda pode ser dado como morto por alguns minutos até que seu organismo seja “reiniciado”.
Durabilidade Inumana: sua resistência a traumas físicos é ridiculamente elevada, e sua pele é provavelmente à prova de balas e você também tem alta resistência a dor. Ignore qualquer coisa mundana tão potente como armas de fogo ou menos.
Expelir Toxinas: você é capaz de manipular secreções como saliva e suor, e transformá-las em substâncias nocivas, como toxinas e ácido. Alguns casos registrados apontam para toxinas exaladas através da pele. Em sua forma líquida, a toxina pode causar paralisia ou ferir, resultando em feridas espontâneas ou debilidade gradual.
Força Inumana: você é capaz de feitos de imensa potência muscular, como rasgar placas de metal, erguer veículos, socar através de paredes, e assim por diante.
Plasticidade: seu corpo pode assumir consistência semelhante à borracha, permitindo que absorva e dissipe impactos com maior facilidade e também que extrapole os limites de alcance físico de seus membros: você pode esticar seus braços e pernas (e talvez um pouco do pescoço e tronco) por vários metros, mas quanto mais longe, mais lento e menos sensibilidade você tem – seus receptores sinápticos estão espalhados demais).
Reflexos Fotográficos: você é capaz de reproduzir quaisquer movimentos (mundanos) que possa observar por alguns instantes. É como se seu corpo levasse alguns instantes para absorver a técnica e fosse capaz de realizar as manobras de forma absolutamente natural. Geralmente, as técnicas aprendidas permanecem contigo até serem substituídas.
Reflexos Inumanos: você se movimenta de forma impressionantemente rápida e precisa, seu tempo de reação é incrível e sua coordenação motora impecável, sendo potencialmente capaz até mesmo de desviar de um tiro.
Resistência Inumana: seu corpo é imensamente saudável, tornando-o imune a doenças e a maioria das toxinas, altamente resistente a variações elevadas de temperatura e, caso algo seja capaz de diminuir sua eficiência, você provavelmente se recuperará numa fração do tempo normal. Sua taxa de envelhecimento também é bastante reduzida.
Sentidos Inumanos: seus cinco sentidos são inacreditavelmente potentes: você é capaz de enxergar a quilômetros de distância, ouvir batimentos cardíacos, detectar odores peculiares em vizinhos, dizer quanta munição uma arma carrega apenas pelo seu peso, e diversas outras praticidades.
* Teia: você é capaz de produzir uma substância altamente adesiva através de suas palmas e solas, o que lhe permite caminhar (ou escalar) sobre superfícies verticais ou pelo teto, e com tempo suficiente é capaz de acumular o suficiente para manter uma pessoa imobilizada. Considere que sua teia possui força e resistência incríveis (mas não o suficiente para manter alguém com Força Inumana preso).

———————————————————–

 APERFEIÇOAMENTOS COGNITIVOS

James-McAvoy-X-Men-First-Class-2

Estas são habilidades consequentes de uma amplificação no poder cerebral: seu cérebro processa informação com velocidade alucinante (e de maneiras diferentes), tendo áreas do cérebro antes sub-utilizadas agora apresentando altos níveis de atividade. Como efeito colateral, o paranormal é capaz de ver coisas e acessar fontes que não conseguimos, concentrar-se em múltiplas coisas simultaneamente sem déficit, e absorver novas informações num fluxo constante.

Absorver Conhecimento: você é capaz de acessar padrões cerebrais nos arredores em uma busca por conhecimentos específicos e copiá-los para si. Você não é capaz de ler pensamentos: isto funciona mais como um scanner que funciona apenas para conhecimentos específicos. Alguns chamam este poder de “Efeito Matrix”, pois permite que o paranormal aprenda campos inteiros de informação em meros instantes – caso haja alguém nos arredores que seja portador de tal conhecimento. Geralmente, este conhecimento absorvido permanece contigo até ser substituído.
* Comunicação com Animais & Vegetais: você é capaz de extrair informações a partir de animais ou vegetais (é preciso escolher). Embora você possa expressar com palavras o que deseja saber, boa parte deste processo é pura sintonia mental. Também por isso você é capaz de se fazer entender ao receptáculo. Geralmente, é preciso estabelecer uma abordagem cordial com o alvo – animais e plantas obviamente não são capazes de raciocínio inteligível – reagindo de acordo com seus instintos. Por sorte, você parece ter uma aura que o mostra como não-ameaça aos alvos.
* Consciência Espacial: alguns descrevem como um radar, outros como um sonar, e outros chamam simplesmente de “visão 360 graus”. O fato é que você é dotado de percepção ultra-periférica, sendo totalmente consciente sobre o que estiver à sua volta, como se tivesse uma coroa de olhos ao redor da cabeça. É extremamente difícil pegá-lo de surpresa, e você é tudo menos desastrado. Combinado com outros poderes, o paranormal é capaz de feitos que surpreendem até mesmo outros paranormais.
* Detectar Padrões: seu cérebro é capaz de sintonizar padrões invisíveis ou inacessíveis aos sentidos normais humanos, como ondas de rádio e celulares, e também se adaptar a espectros diversos, como infravermelho ou fontes de energia específicas (como radiação, calor, eletricidade, etc).
* Empatia Inumana: você é capaz de ler pessoas como se fossem livros. Não se trata de ter acesso a seus pensamentos, mas ser capaz de coletar de forma minuciosa todas as informações emanadas de outra pessoa: sua postura, temperatura corporal, tom de voz, jeito de olhar e respirar, sua escolha de palavras, enfim, toda sua comunicação corporal é traduzida para você de forma que você nunca se engana sobre as impressões que tem de quem observa. É preciso de muito talento e alguma paranormalidade para alguém conseguir mentir para você.
* Estática Psíquica: por algum motivo, sua mente e seus padrões cerebrais são extremamente difíceis de detectar, e ainda mais difíceis de penetrar. Quaisquer poderes que dependam de acesso à sua mente encontrará um bloqueio impecável. Se quiser, você é capaz de baixar esta defesa, embora experimente uma sensação desconcertante de exposição e fragilidade.
* Inteligência Inumana: o seu cérebro processa volumes de dados e probabilidades melhor que supercomputadores, o que lhe permite, dentre outras coisas, fazer saltos dedutivos precisos e sondar potenciais pontos de fraqueza em qualquer coisa, seja numa estrutura física, num plano de ação, e até em argumentos. Sua capacidade de memorização é impecável, e parece não haver problemas de espaço para o armazenamento. Contudo, você intuitivamente racionaliza tudo, o que pode deixar as pessoas com as quais interage um tanto desconfortáveis com sua frieza.
* Intuir Perigo: você é dotado do sistema de alarmes definitivo; qualquer ameaça imediata ao seu bem estar físico é sinalizado para você com a devida antecedência.
* Ler Mentes: você é um telepata, alguém capaz de ler os pensamentos dos outros. Geralmente, você pode ler pensamentos superficiais (especialmente de alvos insuspeitos), sem recorrer a qualquer teste, mas pode vasculhar a mente de outros em busca de informações específicas numa disputa. Você não é capaz de manipular pensamentos, mas com concentração pode permitir que seus próprios pensamentos “vazem” para um alvo, formando assim uma via de comunicação super direta.
* Observar Sonhos: você é como um telepata especializado, capaz de ver e ouvir os pensamentos de indivíduos inconscientes. Você também é capaz de induzir sensações e intenções ao manipular os sonhos de seus alvos.
* Tradutor Universal: você é capaz de compreender (e se fazer entender) completamente qualquer forma de linguagem que possa observar por alguns minutos.

————————————————————————–

 MANIPULAÇÃO DE FENÔMENOS

chronicle5_528x297

São habilidades encontradas em alguns paranormais com as quais conseguem sintonizar e interagir com diversas manifestações de fenômenos do dia a dia.

* Controlar Intenções: você é capaz de “hackear”a mente de um alvo, implantando um estímulo que o cérebro da vítima entende como próprio. Você nem precisa usar sua voz, embora isto facilite. Geralmente, seus comandos funcionam automaticamente até que seja narrativamente apropriado, mas quando seus alvos puderem contestar uma implantação, será exigida uma disputa.
* Controle de Substância: você é capaz de mover, dissolver, expandir e moldar alguma substância, como terra, asfalto, vidro, plástico, água, ou outro sólido ou semi-sólido. Desta forma, você pode influenciar o ambiente, mas é preciso escolher uma substância específica cada vez que este poder é adotado.
* Cura: de forma muito semelhante a “Capacidade Regenerativa”, você é capaz de acessar centros de cicatrização e regeneração em outros organismos e restabelecer sua condição de saúde plena, não apenas curando ferimentos, mas também fortalecendo seus organismos para enfrentar doenças e toxinas. Obviamente, há doenças que não podem ser curadas completamente, mas os efeitos deste poder permitem uma regressão na sua severidade e fortalecem as defesas do organismo.
* Dissipar Energia – você é de certa forma imune a algumas formas de energia que produzem calor, como eletricidade, fogo, luz concentrada, atrito ou energia cinética. Isto não significa que é invulnerável, o que você faz é funcionar como um dissipador daquela energia: como uma esponja, você assimila uma carga e pode depois devolvê-la ao ambiente, o que pode ser feito de uma vez só (geralmente causando grandes estragos no que estiver pelo caminho) ou de forma gradual, apenas influenciando a temperatura ambiente (mas isso exige concentração). Em termos de defesa, funciona como Durabilidade, mas está limitado ao tipo de energia escolhida.
* Dreno de Vitalidade: você é capaz de subtrair energia vital de um alvo, tornando-o mais enrugado e enfraquecido, enquanto você se torna ainda mais saudável e jovial. Dependendo da intensidade usada e da saúde geral do alvo, ele pode desenvolver condições de saúde que só se manifestariam no futuro e morrer precocemente.
* Influenciar Tecnologia: você funciona como um verdadeiro controle remoto universal, sendo capaz de acessar as frequências específicas de qualquer dispositivo eletro-eletrônico e controla-lo como se estivesse o tocando. Este poder não funciona em dispositivos mecânicos, como cadeados e revolveres, mas se é algo que precisa de uma fonte de energia, você é capaz de manipular. Há rumores de paranormais que conseguem hackear contas na internet a partir do nada (o que exige a capacidade de enxergar as frequências certas, proporcionada pelo poder Detectar Padrões).

* Manipulação de Eventos: não é a toa que as coisas tendem a dar certo para você; você é capaz de direcionar eventos em andamento para que se resolvam de forma favorável a você. Alguns chamam isso de sorte, outros de controle de probabilidades, mas o fato é que se houver alguma chance de algo acontecer e você tiver esta noção, você pode fazer com que as chances aumentem. Infelizmente, a natureza sempre dá um jeito de contrabalancear este poder: quando o poder for usado, alguma outra coisa nos arredores vai dar muito errado.
* Manipulação de Forças: você é capaz de canalizar, direcionar, intensificar e, nas circunstâncias certas, manifestar algum tipo de fenômeno natural, como gravidade, magnetismo, correntes de ar, fogo, atrito, clima, temperatura, som, etc., desta forma influenciando o ambiente. É preciso escolher um fenômeno específico cada vez que este poder for adotado.
* Manipulação Sísmica: você pode emanar vibrações tão poderosas que são capazes de simular os efeitos de um terremoto, fazendo o chão se mover e rachar, além de poder direcionar as vibrações para que afetem estruturas específicas. Você sempre é o epicentro das vibrações.
* Sobrecarregar Mentes: você é capaz de sobrecarregar a atividade cerebral de um alvo, inundando-o com estímulos sinápticos e neurológicos que podem desde desnorteá-lo completamente (embaralhando todos os seus pensamentos, cortando sua ligação com o que está ao seu redor) até mesmo “desligar” sua atividade cerebral temporariamente (colocando o alvo para dormir, enquanto seu cérebro ‘reinicia’ gradualmente), sendo que este último funciona como uma forte descarga bioelétrica.

————————————————————————-

 DISRUPÇÃO DA REALIDADE

images (1)

Estas são habilidades bastante impressionantes e raras, que possibilitam a alguns paranormais burlar completamente a maneira como interagem com as leis da física como as entendemos, de formas que para nós são simplesmente inexplicáveis; estes paranormais seguem suas próprias leis quânticas de espaço, tempo, gravidade, etc.

* Afetar Percepções: você é capaz de mexer com a percepção das pessoas, fazendo com que percebam coisas que não estão lá, ou que não percebam coisas que estão. 
Desintegração: você é capaz de desfazer matéria ao toque, mas este poder é muito mais eficaz em coisas inorgânicas. Quando usado em pessoas, por exemplo, o poder causa queimaduras, mas passa longe de desintegra-las.
Duplicação: você é literalmente capaz de estar em vários lugares ao mesmo tempo, sendo capaz de manifestar cópias perfeitas de si mesmo (exceto pelo próprio poder de Duplicação). O que uma cópia experimenta não é compartilhada com o original, pelo menos não até o momento em que são reincorporadas. 
Ignorar Espaço: você não interage com o espaço físico de maneira convencional, especialmente ao viajar por grandes distâncias. Há 3 variações deste poder: Psicoteleporte (no qual o personagem mentaliza um destino e se projeta para lá), Portais (no qual o personagem faz um rasgo no continuum espacial unindo dois pontos distantes e permite a quem passar através dele viajar por vastas distâncias com apenas 1 passo), e Transmissão (na qual o personagem é convertido momentaneamente em um tipo de onda e cruza pontos de transmissão – como para eletricidade ou telefonia – instantaneamente. Escolha o tipo.
Manipular Densidade: você é capaz de manipular suas próprias moléculas através de controle de forças nucleares menores (as responsáveis por manter todas as coisas físicas coesas). Ao afastar suas moléculas, você se torna praticamente um fantasma intangível, podendo atravessar matéria sólida; ao aproximar suas moléculas, você pode se tornar tão rígido e pesado quanto chumbo, tornando-se incrivelmente resistente. É preciso escolher qual abordagem sua versão do poder proporciona.
Manipular Tamanho: você é capaz de alterar sua proporção corporal, tornando-se um verdadeiro gigante ou minúsculo como um inseto. É preciso escolher qual proporção seu poder confere. Ao adotar o Gigantismo, considere que sua altura e massa dobram a cada intensidade escolhida, lhe dotando de Força e Durabilidade Inumanas (mas conferindo bônus para que os outros o notem ou atinjam); ao adotar o Encolhimento, considere que sua altura e peso são reduzidos à metade a cada intensidade escolhida, lhe proporcionando Reflexos Inumanos e Densidade Reduzida.
Manipular Tempo: você é capaz de controlar o fluxo de tempo ao seu redor — também conhecido como “bullet time”. Assim, você pode criar de bolhas de tempo alterado, fazendo com que o tempo passe mais rápida ou lentamente dentro delas. Diz-se haver pelo menos um paranormal capaz de parar o tempo temporariamente, e outros capazes de envelhecer ou rejuvenescer alvos, sejam vivos ou sejam objetos.
Mover Objetos: você é dotado da famosa telecinesia, a capacidade de projetar força cinética suficiente para erguer, mover e arremessar objetos à distância. O peso que consegue manipular e a velocidade com que os objetos se movem depende de várias circunstâncias (como a Motivação usada e a intensidade liberada).
Mudança de Aparência: você é capaz de mudar aspectos de sua aparência, de traços faciais a cor de olhos e cabelos, tom de pele, impressões digitais, sexo e até massa corporal. Com um teste bem sucedido, você pode até personificar alguém que tenha tido a oportunidade de estudar.
Mudar Consistência: você é capaz de alterar sua estrutura molecular para simular um estado de matéria diferente. Decida qual forma pode assumir: gasoso (como névoa, fumaça), semi-sólido (como um piche, “sombras”), líquida (como água, dããã) ou extra-sólido (como metal, pedra). Cada forma muda a maneira como você interage com o ambiente, mas basicamente você é menos afetado por ataques físicos, o que é equilibrado pelo fato de que você também herda as fraquezas daquela forma (metal ser afetado por magnetismo, por exemplo).
Projeção de Energia: você é capaz de liberar descargas de algum tipo de energia, como fogo, eletricidade, laser, força cinética, etc. É bem provável que você também seja capaz de dissipar aquele tipo de energia ou seja capaz de manipular algum fenômeno relacionado.
Velocidade Inumana: você se move a velocidades alucinantes, deixando facilmente para trás mesmo as máquinas mais potentes. É possível que você consiga vencer a barreira do som em lugares espaçosos, mas ao fazê-lo você destruirá toda estrutura frágil (como vidraças) por onde passar, além de deixar um incômodo zumbido nas pessoas presentes (provavelmente projetadas para trás). Na prática, você é capaz de estar em qualquer lugar em seu campo de visão em meros segundos e é mais difícil acertarem você se já estiver se movendo.
Vidência: você consegue ter vislumbres do passado daquilo que toca, com base nas impressões psíquicas residuais. Há rumores de paranormais que possam ver o futuro, mas nenhuma confirmação de que estas visões sejam precisas foi confirmada. Em termos de jogo, o jogador pode fazer leituras passadas voluntariamente, mas visões futuras são sempre involuntárias (ferramentas do Moderador).
Voar: você é capaz de se projetar no ar e se movimentar livremente em velocidade vertiginosa, mas ao quebrar a barreira do som, você destruirá toda estrutura frágil (como vidraças) por onde passar, além de deixar um incômodo zumbido nas pessoas presentes (provavelmente projetadas para trás).

—————————————————————————————————————————–

 Como deve ser possível notar, nem todos os poderes encontrados nos quadrinhos ou outros jogos com supers podem constam nesta lista, mas espero que também tenha dado para perceber que o repertório dos paranormais de O Lado Sombrio não merece ser subestimado.

Estes poderes não possuem níveis, por assim dizer. É o jogador quem decide qual intensidade pretende usar em dada instância, o que precisa ser feito de forma planejada (usar poderes fortalece a Escuridão Interior, e quando esta assume o controle o personagem perde a consciência e só mais tarde descobre o que seu Lado Sombrio aprontou enquanto esteve fora). Bom, qualquer sugestão, comentário ou dúvidas são mais que bem-vindas nos comentários.

Até a próxima, e bons jogos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s