FVM2013 e Sistema Perfil

Esta semana encerrou-se o suspense sobre os finalistas do concurso Faça Você Mesmo 2013! Muitas ideias bacanas, algumas bem inovadoras, e sacadas simplesmente geniais marcaram esta edição, e qualquer um dos quatro jogos concorrendo pelo título de ‘campeão’ vai me tirar a reação “eu já sabia”, pois todos são top. Meu projeto de estreia não se saiu bem — se fosse uma tabela futebolística, estaria na zona de rebaixamento! — mas a experiência foi gratificante ainda assim. O feedback proporcionado foi especialmente valioso, pois não é sempre que uma galera da pesada dá aos reles mortais a oportunidade de parar e ler nosso material, e depois ainda dedicar um tempo pra apontar o que funciona ou não comercialmente.

E como agora tenho algumas semanas antes da próxima sessão de O Lado Sombrio (o preço a pagar por ter um grupo de jogadores universitários e concursistas), posso trabalhar um pouco em Equilibrium, tendo anotado as sugestões sobre áreas a melhorar, e agora livre das amarras restritivas das regras estabelecidas pela Secular Games, posso aproveitar a mitologia que criei e elaborar um novo conjunto de regras que sejam mais focadas nas premissas do jogo e mais evocativo.

Neste meio tempo, venho compartilhar as regras que venho usando nos playtests de O Lado Sombrio, batizado carinhosamente de Sistema Perfil. A ideia original era fazer meu primeiro jogo dedicado — ao invés de genérico — mas quando alguns jogadores começaram a visualizar o potencial de usar aquelas mesmas regras para diversas propostas diferentes, vi que este fruto não caiu tão longe da árvore. Assim, limpei o texto para deixá-lo um pouco mais objetivo, incluí algumas opções de construção para premissas diferentes da de O Lado Sombrio.

O resultado pode ser conferido aqui. É provável que este documento ainda receba pequenos ajustes (entenda esta versão como a 1.0), mas sempre que isto acontecer, postarei aqui no blog na forma de errata. Também pretendo trazer adaptações de outras ambientações para estas regras, então fiquem de olho! Quem sabe não combino as regras do Perfil com o cenário de Equilibrium?

Um abraço e bons jogos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s