CRIANDO PERSONAGENS COM FORMULÁRIOS

Já lhe aconteceu de reunir a galera pra começar um jogo novo e alguns jogadores terem bloqueio criativo e não saber nem por onde começar? Ou quem sabe, depois de preencher a ficha você olhar pro papel e não conseguir enxergar um personagem, apenas estatísticas e anotações? Dobre as chances disso acontecer se estiver usando um sistema sem listas de perícias e vantagens, no qual é o jogador quem elabora as características dos personagens – exatamente o meu método favorito, como pode ser conferido nas regras para o sistema Highlights e O Lado Sombrio.

Agora que estou revisitando todos os sistemas que desenvolvi e (de certa forma) concluí, a parte referente a criação dos personagens está recebendo um tratamento especial. Eu preciso de um esquema que me proporcione não apenas uma boa visão geral sobre o que o personagem é, mas também quem ele é, além de guiar os jogadores pouco inspirados durante a conceitualização dos personagens, focando no que realmente interessa para o pontapé inicial do jogo.

Como referência, tenho observado como isso funciona com personagens em séries de TV, filmes, livros e animações, e o que geralmente acontece é começarmos com uma boa impressão geral e algumas dicas sobre no que se destacam. Coisas como eventos e pessoas marcantes do passado funcionam melhor como flashbacks que nos apresentam novas dimensões dos personagens – o que no caso de RPGs seriam oportunidades e ganchos para o GM ligar os personagens e trama principal.

Minha primeira opção foi um breve questionário, mas metade dos jogadores que conheço acham isso um porre. Então tive a ideia de usar um breve formulário, com um textinho semi-pronto no qual os jogadores só precisam completar com o que vier à mente (embora eu pretenda criar listas com exemplos ilustrativos). Percebi, também, que este formulário funcionaria como preparação para qualquer sistema: caso o sistema já trabalhe com listas de atributos, perícias, etc, a ideia é funcionar como uma “lista de supermercado”, ou seja, o jogador já sabe de antemão o que precisa priorizar na ficha, ao invés de ir lendo as opções, analisando o que seria uma boa ideia ou não, e depois fazer a triagem dos pontos.

Bom, o formulário genérico, para personagens típicos (mortais) de um mundo das trevas, ficaria assim:

“Meu nome é (nome), e sou um (conceito central), particularmente bom em (especialização) (especialização). Meu principais trunfos são minha/meu (vantagem/atributo) (vantagem/atributo), mas por outro lado sou/tenho (desvantagem) (desvantagem). Faria qualquer coisa por/para (objetivo), mas jamais (princípio).”

Para a ambientação de O Lado Sombrio – no qual pessoas comuns são imbuídas de uma entidade inumana misteriosa que lhes confere poderes – eu acrescentaria a seguinte frase:

“Graças ao meu lado sombrio, hoje sou capaz/dotado de (poder #1)(poder #2) (poder #3).”

Com um simples ajuste, este formulário poderia ser usado tanto para fantasia urbana quanto fantasia ‘medieval’:

“Meu nome é (nome), e sou um (arquétipo sobrenatural), particularmente forte em (dom) (dom). Para a sociedade mortal, sou um (conceito central/disfarce), muito bom em (especialização) (especialização). Meu principais trunfos são minha/meu (vantagem/atributo) (vantagem/atributo), mas por outro lado sou (desvantagem) (desvantagem). Faria qualquer coisa por/para (objetivo), mas jamais (princípio).”

Agora é rascunhar alguns exemplos de formato para conceitos centrais, vantagens, desvantagens, objetivos, princípios e, o que vai exigir um pouco mais de trabalho, os arquétipos sobrenaturais. Ainda acho que estes formulários podem (e vão!) ser refinados, mas como ideia inicial acredito que já vale alguma coisa. Aberto a sugestões, ok?

Boa semana!

Deixe um comentário

